Robin Jones Gunn: De Série Cris à Pirataria 

03/07/2023

1. Conte-nos sobre sua experiência em relação à sua escrita. 

Aqui está um link para algumas informações sobre minha jornada de escrita. https://www.robingunn.com/about/ 

2. Quais autores inspiraram você? 

Fui inspirada por C.S. Lewis quando estava no ensino médio e ainda sou. Eu li em seu livro, "Cartas a uma Senhora Americana" que levantava cedo - quando ainda estava escuro - e fazia um bule de chá e escrevia antes do café da manhã. Comecei a fazer isso quando comecei a escrever e ainda escrevo melhor às 3 da manhã. Eu também gostou da forma como ele escreveu com uma visão tão clara da eternidade e enfatizou que a vida é eterna e não apenas para o aqui e agora. Isso é o que eu gostaria de expressar na minha escrita também. 

3. Em sua escrita, Deus está no centro. Como você tece Deus em suas histórias sem parecer uma pregação? 

Ajuda ler nosso trabalho em voz alta para que o que escrevemos soe como uma conversa normal com um amigo. Tenho uma amiga escritora que também é uma autora talentoso. Ela e eu fazemos chamadas de Zoom uma vez por mês e lemos uma para a outra o que escrevemos. Podemos ouvir as partes "pregativas" em nosso próprio trabalho quando lemos em voz alta. Também apontamos amorosamente partes da história da outra que não fazerem sentido ou não parecem natural. Deus está no centro da minha vida, então Ele aparece em tudo que faço. 

4. Adorei que você começou a escrever para meninas quando descobriu no acampamento que o que elas estavam lendo era preocupante, e elas então a desafiaram a escrever livros para sua faixa etária. Como os escritores podem atrair jovens leitores na era dos influencers e redes sociais, levando-lhes mensagens centradas na Bíblia? 

Somos atraídos pela paixão e honestidade, não somos? Então, quando vemos alguém que fala sobre Deus de uma forma autêntica que mostra quão real Ele é, naturalmente ficamos interessados ​​em ouvir mais. Eu amo ouvir mulheres que leram a Bíblia tantas vezes que a verdade da Palavra de Deus naturalmente faz parte da forma como se comunicam. Isso é real. E isso vem de conhecer a Cristo, crescendo em um profundo relacionamento com Ele e irradiando Seu amor. 

5. Sua Série Cris é muito popular entre as mulheres jovens (e não tão jovens) no Brasil. Que mensagem que você tem para seus leitores brasileiros? 

Eu tenho vocês em meu coração. Por favor, continue se apaixonando por Jesus e confie Nele para tudo em sua vida. Ele te ama tanto, tanto! Beijos! 

6. Como é ver alguns de seus romances adaptados para filmes da Hallmark?

Foi uma experiência divertida e complicada. Sou grata pelo resultado. Há muito mais por trás dos bastidores do que você possa imaginar. 

7. Como você consegue escrever ficção para diferentes faixas etárias e não-ficção? Você planeja seus projetos ou deixa sua criatividade determinar o que vem a seguir? 

Eu tenho um agente maravilhoso. Eu sempre oro e registro e ouço o Senhor e pergunto a Ele o que Ele gostaria que eu escrevesse a seguir. Então oro com meu marido e converso com meu agente sobre as possibilidades. Deus sempre lidera, mas geralmente é de maneiras que eu não esperava.

8. De que maneiras os autores devem cooperar mais para promover a ficção cristã? 

Não tenho certeza se os autores podem fazer mais do que já estão fazendo para promover a ficção cristã. Uma coisa que sempre funcionou foi contar a outros leitores sobre os livros que você gosta para que os comprem . Depende muito das vendas. Portanto, quanto mais os leitores são generosos e compram um livro, mais os editores podem ter os fundos necessários para publicar mais livros. Há muito "compartilhamento" de livros de maneiras que não são legais, como baixar cópias piratas da Internet. Isso machuca os autores porque eles não recebem a pequena porcentagem de royalties que a editora teria pago a eles e os editores veem a quantidade de exemplares vendidos e acham que o livro não está sendo lido por ninguém. Eles não oferecem ao autor um novo contrato para outro livro porque não rendeu dinheiro suficiente. 

9. O Brasil ainda engatinha em relação à ficção cristã. Algum conselho para a nova geração de cristãos escritores no Brasil inclusive eu? 

Escrever é muito difícil. É um chamado de Deus para escrever histórias que apontam os leitores para Cristo. Meu melhor conselho é crescer em seu relacionamento com Jesus e orar sobre TUDO. Faça o trabalho duro. Vai valer a pena. Minha oração por você e muitos outros escritores cristãos no Brasil é que o Senhor abençoe o trabalho de suas mãos.


Imagem: Google