Amanda Cox: a surpresa de ganhar dois Prêmios Christy

02/11/2023

Quando faço contatos fora da comunidade cristã, não encontro essa mesma qualidade acolhedora!

1. Conte-nos sobre sua experiência em relação à escrita.

Não me lembro de quando os livros não fizeram parte da minha vida. Meus pais costumavam ler para mim antes de dormir e me levavam para a hora da história na biblioteca. Eles não eram do tipo que me deixavam comprar um brinquedo novo só porque eu queria, mas sempre diziam sim aos livros. Eu escrevi minha primeira história para publicação quando eu tinha sete anos. Acabou não sendo publicada, mas não foi por falta de esforço da minha parte! Meus pais recentemente desenterraram uma cópia da história de seus arquivos das coisas que criei na infância, e pude lê-la para meus próprios filhos. Foi interessante ver como meu cérebro de contadora de histórias processava histórias naquela época, e que ainda perduram na minha escrita hoje.

Eu escrevi minha primeira história para publicação quando eu tinha sete anos.


Esse sonho de escrever ficou adormecido por cerca de vinte anos. Eu retomei o sonho de infância há cerca de doze anos, quando tive filhos. Começou como algo que eu fazia para relaxar antes de ir para a cama, principalmente para ver se eu tinha habilidade para escrever um romance.


2. Como sua experiência em aconselhar crianças e famílias influencia sua escrita?

Minha experiência em aconselhamento teve um grande impacto na maneira como desenvolvo os personagens e os levo a um autêntico processo de mudança. Eu realmente aproveito esse conhecimento ao pensar sobre como os eventos da história afetariam cada personagem com base em sua personalidade e histórico. O desenvolvimento do personagem é minha parte favorita de contar uma história.


3. Que autores inspiram você?

Há tantos que me encorajaram ao longo da minha jornada! Joana Politano, Ashley Clark, Susie Finkbeiner, Katie Powner, Amanda Dykes, para citar alguns. Cada uma dessas são escritoras incríveis e inspiradoras que também são maravilhosas pessoas que influenciaram minha vida.


4. Como você vê o crescimento da ficção cristã em quantidade e qualidade? Como isso tem impactado os leitores?

Estou continuamente impressionada com a crescente qualidade da ficção cristã. Adoro ver muitos gêneros representados na ficção cristã. A ficção cristã está crescendo e apoiando diversas vozes, o que é ótimo de se ver. A ficção tem uma maneira incrível de ajudar os leitores a criar empatia através de experiências diferentes das suas.


5. Dê-nos algumas dicas sobre como aprimorar a arte da escrita.

Leia o máximo que você puder. Estude as histórias que você ama, seja um filme, uma série de TV ou um livro. Analise o que o atrai para essa história ou esses personagens. Estude o comportamento humano e aprenda sobre as necessidades humanas universais. Não importa o quão diferente seu personagem é de seu leitor, se você puder explorar as necessidades humanas universais, você encontrará um ponto de conexão emocional.

Estude as histórias que você ama, seja um filme, uma série de TV ou um livro.

6. Qual foi sua reação quando soube que ganhou o Prêmio Christy de Livro do Ano com "The Secret Keepers of Old Depot Grocery" um ano depois de vencer o Prêmio Christy em 2021 com "The Edge of Belonging"?

Fiquei completamente chocada. Sem palavras. Literalmente. Eu não consigo me lembrar de nada que eu disse em meu discurso de aceitação, e tenho quase certeza de que era pouco coerente! Estou muito honrada em receber esse reconhecimento pelo meu trabalho, principalmente por acontecer com o meu primeiro e segundo romances. Mas, quando olho para os meus livros, não os vejo como romances premiados. Eu os vejo pelo avesso, como em uma tapeçaria, por assim dizer! Claro que eu os amo e estou orgulhosa do trabalho artesanal para construi-los. Eu também acho que meu amor por minhas histórias é bem tendencioso. Por isso, sempre fico um pouco surpresa quando meus livros são bem recebidos.


7. De que maneiras os autores devem cooperar mais para promover a ficção cristã?

Fazendo parte da comunidade de escritores de ficção cristã, encontrei pessoas tão gentis que apoiam-se uns aos outros e animam-se uns aos outros. Quando faço contatos fora da comunidade cristã , não encontro essa mesma qualidade acolhedora! Quanto mais pudermos animar uns aos outros e compartilhar livros que atraem nossos leitores, melhor!

Deus deu a você uma voz única que revela elementos únicos da Sua vontade e natureza.

8. O Brasil está engatinhando em relação à ficção cristã. Algum conselho para a nova geração de escritores cristãos no Brasil inclusive eu?

Mantenha-se fiel à sua voz e perspectivas únicas. Cada escritor traz algo único para o mundo. Deus deu a você uma voz única que revela elementos únicos da Sua vontade e natureza. Busque a Deus enquanto escreve e pergunte a Ele que história Ele gostaria que você contasse ao mundo.


Imagem: Google